Locomotiva Amália será instalada no Parque Maurilio Biagi

Patrimônio Ferroviário e PPA foram temas da Comissão de Esporte e Cultura
Locomotiva Amália será instalada no Parque Maurilio Biagi

A Comissão Permanente de Esporte, Cultura e Lazer presidida pelo vereador Matheus Moreno (MDB) realizou reunião na tarde desta quinta-feira, 30 de setembro, quando foi apresentado algumas respostas de ofícios enviados pela comissão à Administração Municipal.

O presidente da comissão leu a todos os presentes a resposta do ofício que questionando acerca de estudos referentes ao uso turístico do ramal ferroviário e preservação da história do patrimônio ferroviário no município. Foi informado que existe projetos de restauro, preservação e utilização da Estação do Barracão e do trecho da linha férrea entre a Estação Ribeirão Preto, situada no Jardim Independência. E serão desenvolvidos pelo Instituto Histórico do Trem. Conforme parceria firmada em acordo de cooperação entre as partes, envolvendo a Estação Barracão, Praça Antonio Prado e um museu [ferroviário em Ribeirão Preto. Todo o processo é acompanhado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural – CONPPAC. Ainda consta na resposta que o patrimônio ferroviário remanescente no município estão protegidos através de tombamentos federais, estaduais e municipais.

A recuperação da locomotiva Amália está em fase final devendo retornar em dezembro, e conforme informado pela Prefeitura Municipal, será instalada no Parque Maurílio Biagi.

Outro ponto respondido de ofícios enviados foi a respeito do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc, sendo informado que haverá o repasse através de edital direcionado a quem não foi contemplado anteriormente. A classificação e homologação estão programadas para o dia 11 de outubro. Serão 149 prêmios de R$ 3.500,00 totalizando o valor de R$ 521.500,00.

A pista de Skate e o Centro de Treinamento de Tênis também foram debatidos entre os vereadores e presentes.

Em seguida foi apresentado estudos realizados pelo Coletivo Todas as Vozes, mostrando a falta de investimentos em áreas como Cultura e Esportes no Plano Plurianual enviado à Câmara pelo Executivo Municipal.

Acompanharam a reunião a vice-presidente da comissão Duda Hidalgo (PT), e assessoria de vereadores.

A próxima reunião da comissão está agenda para o dia 28 de outubro.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)